segunda-feira, 5 de julho de 2010

emo

"Emo"!...palavra tão criticada, tão mal falada..mas alguem sabe realmente o que é?




Origem:

Emo
ou Emocore (abreviação do inglês emotional hardcore) é um gênero de música derivado do Hardcore. O termo foi ori
ginalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual. Surgida nos anos 80,a música EMO, ou emocore, mescla o som pesado, característico do punk, com letras introspectivas e românticas. Conflitos com os pais, decepções amorosas, indignações com o mundo são os temas abordados nessas letras.
O estilo musical EMO surgiu através de bandas como Rites of Spring e Embrace, que tinham um som parecido com o punk original, mas com um ritmo um pouco menos acelerado e com canções mais emotivas. Bandas de hardcore já estabelecidas, como 7 Seconds e Scream, aderiram a esse novo estilo emocore, diminuindo o andamento, escre
vendo letras mais introspectivas e acrescentando influências do rock alternativo da época. Em 1982, o estilo EMO ganhou uma dinâmica calmo/gritado (quiet/loud) e as bandas EMO começaram a usar berros e gritos durante as apresentações, intensificando a música emocore. A partir de 1991, criou-se uma esfera caótica, com vocais abrasivos e passionais na música EMO. Com Heroin, Portraits of Past e Antioch Arrow, o estilo chega ao seu nível extremo.
A partir dos anos 90, depois da valorização do EMO como estilo de vida, surge o pós-EMO: desacelera as batidas rápidas características, abandona o punk distorcido em favor de calmos violões e usa letras muito mais românticas do que de pr
otesto.

DE UM ESTILO MUSICAL A UM ESTILO DE VIDA:



A tribo:

Os adolescentes EMO’s têm entre 11 e 20 anos e para serem aceitos na tribo é preciso escutar música emocore. Eles misturam roupas pretas com estampas de desenho animado, botas punk, tênis rosa, colares de bolas, camisas justas, meias arrastão, presilhas no cabelo, cintos de rebite, piercings no canto do lábio, possuem longas franjas e pintam os olhos.

Falam sempre no diminutivo, trocam letras em conversas via Internet e chamam as amigas de “maridas”. Palavras terminadas em “inho” como amorzinho, lindinho, fofinho são constantes nas conversas EMO’s. Na Internet, maior veículo de disseminação desta cultura, frases como "Sabia que eu te amo?" se transformam em "Xabia q eu ti amu?".

Dão demonstrações explícitas de carinho, nas quais meninos e meninas se beijam, se abraçam em publico, seja com pessoas do sexo oposto ou do mesmo sexo. Aceitam a opção sexual dos outros sem preconceitos. Repulsam as pessoas violentas: qualquer tipo de agressão física é altamente reprovável entre os EMO’s, lutam por um mundo sem violência. Escrever diários, expressando seus sentimentos, angústias, dores é válido tanto para meninos como para meninas. O menino EMO é sensível e compreende as meninas, é capaz até de chorar por uma decepção amorosa, não tem vergonha de mostrar seus sentimentos.

O preconceito:


Muitos adolescentes que compartilhavam dos problemas retratados nas canções dessas músicas e gostavam da melodia que estava sendo empregada, adotaram o mesmo estilo de vestir dos seus ídolos, como forma de exteriorizar e compartilhar seus sentimentos.Por essa mesma razão, os adolescentes EMO’s expressavam suas opiniões, sentimentos e problemas através daquela que se tornou oprincipal meio de disseminação da cultura EMO: a internet. Com blogs e fotologs (diários virtuais), e através do orkut, esses adolescentes encontraram outros e mais outros que compartilhavam das mesmas idéias, aumentando ainda mais o número de adeptos com a mesma forma de vestir, de pensar e de se comportar, dando origem, assim, à tribo EMO.
Quando esse movimento tornou-se grande o suficiente para atrair a atenção dos outr
os meios de comunicação de massa e quando as bandas de emocore tornaram-se famosas, ou seja, migraram do underground (desconhecido) para o mainstream (grande público), a tribo EMO atingiu o seu auge. Mas com tamanha repercusão e o surgimento de novos adeptos, o sentimentalismo, a forma de se vestir e até mesmo de se comportarem, deu origem a represárias de toda a sociedade. Em grande parte,as vestimentas nem é o fator determinante da palavra EMO ter se tornado uma ofensa, afinal várias outras tribos como os punks e góticos se vestem de maneira diferenciada, mas nem por isso,ser chamado de punk ou gotico é ofensa . O que contribui em grande parte pra esse sentido pejorativo da palavra foi o liberalismo sexual a qual essa tribo é adepta. Então não é a franja, ou as roupas que são o motivo de tamanho preconceito, mas sim o homossexualismo. Agora que a tribo já se consolidou como tal, não haverá mais tamanha especulação da mídia sobre ela. E é provavel q apartir dela surja um novo estilo musical ou uma nova variação da musica EMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário