sábado, 14 de agosto de 2010

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

rivethead

rivethead

História

Apesar da "cultura" Industrial existir desde o final dos anos 1970 (graças a grupos como Throbbing Gristle, SPK e Cabaret Voltaire), foi só no começo dos anos 1990 que o Rivethead se organizou, de fato, como uma tribo urbana. Ou seja: finalmente apresentou um conjunto mais ou menos coerente de vestimentas, preferências músicais, linguajar (gírias) e ideologias próprias.

No seu livro sobre o Nine Inch Nails, o jornalista inglês Tommy Udo descreve uma das primeiras aparições de Rivetheads na imprensa musical. Ele os avistou num show do Guns N' Roses no estádio de Wembley em Londres, em Agosto de 1991. A razão deles estarem por lá era a banda de abertura: o Nine Inch Nails (naquela época ainda divulgando o Pretty Hate Machine). É assim que Udo descreve esses "pós-góticos":

"A maioria eram homens ou casais (…). Tinham a cabeça raspada e vestiam sobretudos de couro; um tinha até uma máscara de gás e uma roupa de proteção radioativa da OTAN, com o logotipo do NIN pichado nas costas".[12]

[editar]Características Gerais

Nas suas várias definições, disponíveis no site Urban Dictionary, se destacam:

[editar]Críticas

Muitos dos fãs de Música Industrial "Oldschool" e Power Electronics acham que a cena Industrial/Noise não deve ser associada á grupos juvenis ou "tribos urbanas", tal associação seria danosa á contracultura industrial - qual não necessitaria de "representantes", assim como de elementos de declínio - como ocorrera em relação á outros movimentos contraculturais como fora o Hippie,Beatnik e Punk.

Genesis P-Orridge, membro fundador do Throbbing Gristle, descreve os Rivetheads de um jeito mais sarcástico:

"A maioria são homens que calçam botas da Doctor Marten’s e vestem casacos negros de couro, calças militares e pintam o cabelo de preto ou cortam-no ao estilo skinhead. Eles têm um coleção de livros sobre assassinatos e crimes sexuais. Eles gravam sua música - que é basicamente microfonia - em fitas K7. E reclamam do Throbbing Gristle ter acabado".[15]

Rivethead ultimamente tem ganhando uma reputação extremamente negativa pelos fãs das vertentes mais extremas da música Industrial devido á crença que tais indivíduos seriam responsáveis pela desastrosa situação que o termo Música Industrial adquiriu nas últimas décadas, uma situação de extrema regressão conceitual, aonde o protesto, o experimentalismo e a agressividade típica do industrial fora reciclada e embalada como um produto qualquer, perdendo todas as características básicas que o definiam como estilo ( sendo assim um processo de regressão, onde o experimentalismo e o espírito de evolução artística fora trocada por uma manifestação extremamente pobre e superficial). Porém tal crítica não se refere somente aós rivetheads, mas também a todas as cenas e tribos urbanas que possam manter alguma relação com o "Industrial".



headbanger

Headbanger
Headbanger (também metalhead) é um termo usado para designar um fã do estilo musical heavy metal ou qualquer de suas variantes. O termo headbanger refere-se também aqueles que dançam headbanging. Os cabelos compridos, casacos de couro e patches de bandas de metal ajudam a promover um sentido de identificação na subcultura.

O visual
visual chamado de old school (velha guarda, em uma tradução mais aberta) é composto de camiseta preta de banda ou não, calça jeans (normalmente rasgada) ou preta (normalmente de couro), tênis cano alto, geralmente branco, e acessórios "opcionais" como um colete feito a partir de uma jaqueta jeans, geralmente com patches de bandas, cinto, braceletes e pulseiras. Em épocas de clima frio, jaquetas de couro ou jeans com "patches" também fazem parte do visual.
Um típico headbanger

Rob Halford, da banda de heavy metal Judas Priestinventou um visual de couro com rebites para os heavy metalheads. Antes disso, pode se observar que o visual adotado era um visual hippie. Halford viu que oshippies nada tinham a ver com o heavy metal, e inspirado pelas casas noturnas inglesas, e vendo a polêmica que o heavy metal criou, adotou um visual fetichista. Conforme foi tornando-se famoso, o heavy metal foi sendo envolto em uma aura de "misticismo" no qual se colocava este estilo como extremamente machista. Assim, não se associava a imagem do visual introduzido por Halford aos bares gays ingleses, nem mesmo se cogitava o fato de uns dos líderes da NWOBHM ("New Wave Of British Heavy Metal"), Rob Halford (que tem a alcunha deMetal God, "Deus do Metal") ser homossexual. Muitos headbangers adotaram partes do visual de couro com rebites de Rob Halford, como as correntes, spikes, gargantilhas, cintos de pirâmides entre outros pois este dão uma certa agressividade ao visual. O visual descrito acima remete principalmente à NWOBHM e ao surgimento do thrash metal na baía de San Francisco, nosEstados Unidos.

Já no fim dos anos 80 e início dos anos 90, com a ascensão de vertentes como o doom metal,gothic metal e o black metal vindos da Europa, principalmente da Escandinávia, tornou-se popular o uso de coturnos e sobretudos. Os Coturnos são muito populares entre os headbangers. Assim como o cinto de bullets (balas) e a calça camuflada, os coturnos, acessórios que remetem ao militarismo, sua força, e sua agressividade, tento como principal significado a luta pelos seus ideais.

Bandas de Heavy Metal internacionais:

* Accept
* Avantasia
* Black Label Society
* Black Sabbath
* Blind Guardian
* Dimmu Borgir
* Dio
* Dream Theater
* Edguy
* Evanescence
* Gamma Ray
* Girlschool
* Grave Digger
* Helloween
* Iron Maiden
* Judas Priest
* Manowar
* Metallica
* Nevermore
* Nightwish
* Ozzy Osbourne
* Samson
* Savatage
* Saxon
* Slayer
* Stratovarius
* Stryper

Bandas de Heavy Metal brasileiras:

* Akashic
* Angra
* Dorsal Atlântica
* Dr. Sin
* Eterna
* Sepultura
* Shaaman
* Torture Squad
* Tribuzy
* Tuatha de Danann
* Viper